Arterea, nova exposição da Kura dedicada à arte brasileira

Maison Perrier-Jouët reforça compromisso com a arte ao patrocinar a programação que reúne nomes centrais da arte brasileira moderna e contemporânea

GRÃFINÍSSIMO

8/27/20252 min read

Janaina Tschäpe, Fire, 2022-Fotos: Pitti Tome

A Arterea, primeira exposição do ciclo AR., idealizada pela consultoria de arte Kura, que é pioneira no segmento artístico no Brasil, em conjunto com Fernanda Abdalla, especializada na formação e preservação de coleções. A Kura, por meio do olhar atento orienta na formação de acervos consistentes, sempre alinhados ao perfil e aos interesses de cada colecionador, A mostra reúne obras de nomes centrais da arte moderna e contemporânea brasileira com curadoria de Luisa Duarte, a Arterea propõe uma investigação sensível sobre o que pulsa – um fluxo vital que conecta sujeitos, objetos e memórias por meio da arte, que estarão em exposição do dia 30 de agosto a 27 de setembro.

Em continuidade ao compromisso histórico com a arte, a Maison Perrier-Jouët é o principal patrocinador da mostra que conta obras de artistas como Sônia Gomes, Alfredo Volpi, Rodrigo Cass, Alexandre da Cunha e Adriana Varejão compõem a exposição que tem como pano de fundo a história de colecionismo e arquitetura da Coleção Yunes, abrindo espaço para ressonâncias íntimas e afetivas.

“Arterea nasce do desejo de promover encontros inesperados a partir da arte, linguagem capaz de nos provocar, sensibilizar e acessar camadas profundas junto à novos públicos. Ter a Perrier-Jouët como parceira nesta jornada reforça o papel fundamental de marcas que entendem o papel da arte e se comprometem com o fomento à arte e à cultura de forma autêntica”, afirma Camila Guarita, fundadora da Kura.

Voltada a colecionadores, curadores, críticos, investidores e apreciadores da arte, a exposição será apresentada em um momento estratégico do calendário cultural, com uma programação que contempla visitas guiadas, encontros com artistas e ativações especiais para os parceiros do projeto, entre eles, a Perrier-Jouët.

A presença da Maison em Arterea faz parte de seu movimento de expansão e apoio à arte no Brasil. A marca tem atuado como parceira de instituições e iniciativas culturais, reafirmando sua vocação para experiências que conectam arte, natureza e savoir-faire.


Uma história de vínculos com a arte

A relação da Perrier-Jouët com a arte começou no século XIX, quando a Maison encomendou ao mestre do Art Nouveau Émile Gallé, em 1902, o icônico desenho das anêmonas brancas que até hoje ilustra a garrafa da cuvée Belle Époque. Desde então, a marca mantém colaborações com artistas contemporâneos, explorando novas linguagens visuais e reafirmando sua identidade estética.

Entre as iniciativas mais relevantes está a residência artística na Maison Belle Époque, na França, onde diferentes criadores são convidados a reinterpretar o legado visual e sensorial da Perrier-Jouët. No Brasil, destaca-se a colaboração com o artista Vik Muniz, que em 2014 criou uma intervenção exclusiva para a garrafa do Perrier-Jouët Belle Époque Rosé, inspirada no delicado traço de Gallé e nas texturas características de sua obra. Com projetos que transitam entre a arte, o design e a natureza, Perrier-Jouët reafirma sua vocação de criar experiências que vão além do champanhe, celebrando o encontro entre expressão artística e savoir-faire.