Bruna Paiva: Jovem escritora bate recorde vendas na Bienal do Livro Rio 2025

Com experiências imersivas e multimídia, a escritora autografou 387 livros durante a maior Bienal de todos os tempos, com maior público, maiores vendas e maior participação dos artistas independentes.

GRÃFINÍSSIMO

6/25/20253 min read

A aposta no empreendedorismo e em experiências imersivas dentro de suas histórias rendeu resultados concretos para a escritora carioca Bruna Paiva na Bienal do Livro Rio 2025. Expondo seus livros, pela primeira vez em um estande próprio, na ala dos autores independentes, a autora atraiu a atenção de centenas de adolescentes e jovens leitores, com uma estratégia que mesclou literatura, recursos multimídia e muita interação. Essa experiência resultou em 387 livros autografados pessoalmente pela autora, incluindo a sua “idola” Thalita Rebouças e milhares de leitores impactados durante os 10 dias da maior feira de livros do país, realizada entre os últimos dias 13 e 22 de junho, em quatro pavilhões simultâneos do Riocentro. Importante ressaltar que, na área de autores independentes do TikTok, a Bruna foi a autora que mais vendeu livros no evento, provando que seu feeling estava certo – além de investir muito conteúdo nas redes sociais, com seu jeito extrovertido, conseguiu alcançar uma comunicação boca a boca bastante eficiente dentro da Bienal.

No último dia da Bienal, com um sorriso estampado no rosto, mas já quase sem voz, Bruna viu o seu livro mais conhecido (“Um Diário para Alice”) se esgotar, nesta que foi a maior Bienal da história. A autora se despediu do evento superando em mais de três vezes o número total de exemplares que havia vendido durante toda a Bienal do Rio de 2023, quando expôs suas obras em uma pequena estante da editora P.S. Edições.

“Este ano quis dar um passo além e vim com um estande focado no meu trabalho. Fiz sacolinhas personalizadas, adesivos com minha logomarca e consegui transformar meu pequeno espaço em um ponto de encontro de jovens e adolescentes que gostam de boas histórias e de conversar diretamente com autores”, comemora Bruna.

No estande próprio: orgulho de ser autora e empreendedora (foto: JM Costa- Divulgação)

Experiências Multimídia Dentro dos Livros Captaram a atenção do Público

O sucesso de público e vendas se explica: Bruna era uma das poucas autoras presentes no evento que oferecia experiências multiplataforma dentro dos próprios livros. Seu best-seller “Um Diário para Alice”, por exemplo, mistura narrativa tradicional com 13 vídeos em formato de websérie, acessíveis por QR codes espalhados ao longo da leitura. Já o recém-lançado “Fã de Carteirinha”, romance young adult que explora a relação entre uma fã e um ídolo pop, traz uma música exclusiva composta especialmente para a trama, também acessada via QR code.

Outro título que fez sucesso entre os visitantes foi o livro “Amores de Carnaval”, publicado em formato de capa dupla, que oferece ao leitor duas histórias diferentes, com os mesmos personagens, vivenciando dois carnavais subsequentes no Rio de Janeiro. Um convite a uma verdadeira viagem no tempo, entre as páginas e pelos blocos do Carnaval de rua carioca.

"Meu objetivo é sempre criar pontes que promovam uma forte conexão dos leitores com o mundo dos livros. Escrevo para jovens que estão acostumados com telas, vídeos, música... Por isso, acho importante trazer esses elementos para dentro da experiência literária. É a forma que encontrei de conectar, emocionar e formar novas gerações de leitores", conta Bruna, que na Bienal 2025 também estava comemorando 10 anos de carreira como escritora independente.