Camille Rocailleux apresenta espetáculo Muance na FIL e mescla música, vídeo e pensamento crítico

O francês se apresentará no Rio de Janeiro dentro do Festival Internacional Intercâmbio de Linguagens com conceito de concerto expandido que transforma dilemas contemporâneos em arte

ESPETÁCULOS

10/2/20252 min read

Fotos: Divulgação

O compositor e performer francês Camille Rocailleux chega ao Rio de Janeiro com duas apresentações exclusivas do espetáculo “Muances”, dentro da programação do 22º Festival Internacional Intercâmbio de Linguagens (FIL) , que acontecerá de 8 a 15 de outubro. Parceiro criativo do festival desde 2005, Rocailleux é reconhecido na cena europeia pela ousadia em romper barreiras entre artes e propõe, nesta criação, um concerto expandido que dialoga de frente com as urgências do mundo contemporâneo.

FIL é um portal de imaginários, experiências e afetos. O festival reúne, entre os dias 8 e 15 de outubro, no Rio de Janeiro, uma programação vibrante que cruza artes cênicas, visuais, digitais e literatura, com atrações nacionais e internacionais de grande impacto.

Uma fusão de música, vídeo e pensamento crítico

“Muances” é um espetáculo híbrido que une música ao vivo, artes visuais, teatro e performance. Em cena, três multi-instrumentistas e uma cantora-guitarrista se alternam entre instrumentos, construindo uma trilha sonora ao vivo que se entrelaça a imagens projetadas. Os vídeos – coletados do universo digital, sobretudo do YouTube – não ilustram a música: interagem, se chocam e se fundem com ela, criando uma narrativa sensorial que espelha os sentimentos de uma humanidade em permanente transformação.

Entre gritos, esperanças e pânico, o espetáculo devolve ao público um retrato poético e provocador das tensões do século XXI: desigualdade, hiperconsumo, indignação e, ao mesmo tempo, a persistência da esperança. Sem buscar respostas prontas, “Muances” oferece uma experiência imersiva que convida à reflexão crítica sobre nosso lugar no mundo.

Arte em diálogo com o hoje

Em um tempo marcado pela saturação de informações, pela crise climática e pela sensação de paralisia coletiva, Rocailleux cria um espetáculo que funciona como um instantâneo da nossa era, uma “vista lateral tirada de um comboio em movimento”. O projeto se inspira em referências que atravessam linguagens e épocas – do cinema expressionista de Fritz Lang às reflexões de Stéphane Hessel, Edgar Morin e Bernard Stiegler, passando por iniciativas de inovação e resistência como o Ocean Clean-Up e as pesquisas de iluminação natural da designer Sandra Rey.

Com sólida formação multidisciplinar, Rocailleux é fundador da Compagnie E.V.E.R., dedicada a um “teatro musical” híbrido e vibrante. Sua obra ultrapassa formatos tradicionais, explorando novas tecnologias e o corpo dos músicos como parte ativa da dramaturgia. Cada gesto, cada transição sonora, cada imagem projetada colabora para um mesmo ímpeto: libertação, abertura e reinvenção.

“Muances”

Compagnie E.V.E.R. - Camille Rocailleux
Festival Internacional Intercâmbio de Linguagens (FIL)

11 de outubro, às 20h

12 de outubro, às 19h
Local: Teatro Ipanema ( R. Prudente de Morais, 824 - Ipanema)
Classificação etária: 14 anos

Ingressos: R$50 (venda: https://ingressosriocultura.com.br/riocultura/events/48416?sessionView=LIST)