CCBB-RJ atua como ecossistema cultural
Programação cultural do mês de novembro ressalta o papel do museu como solo fértil para as artes.
EXPOSIÇÕESLAZER
10/27/20252 min read


Bori (Nanã), de Ayrson Heráclito - Manguezal.
Vivo, fértil e diverso. Adjetivos mais comumente associados à natureza, mas perfeitos para descrever o Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro em novembro. A programação do mês transforma o CCBB em um grande ecossistema que abraça a arte de todos os tipos e de todos os cantos, com destaque para a celebração do Mês da Consciência Negra. A recém-inaugurada exposição Manguezal manifesta o próprio mangue em pleno museu por meio dos olhares de artistas como Lasar Segall e Hélio Oiticica. Contando com obras em diversos formatos, e até um carro alegórico, a mostra reverbera as exigências pela preservação deste bioma às vésperas da COP 30.
O tempo é a estrela do mês nos palcos do CCBB. Nos dias 7 e 8, o Festival Panorama 2025 – Traditional Future apresenta o coreógrafo e bailarino queniano Fernando Anuang'a em um solo que explora a tensa relação entre o moderno e o tradicional. Já do dia 13 ao 23, as sementes do futuro do teatro nacional vêm à tona no Atos de Fala. Em sua 7ª edição, o festival apresenta palestras-performances frutos de um extenso laboratório criativo. E a partir do dia 27, Giuliano Laffayette relativiza a quarta dimensão no solo 20 Minutos Daqui.


Festival de Cinema Italiano, no CCBB-RJ
Enquanto isso, o CCBB segue projetando o melhor de la settima arte com o 20º Festival de Cinema Italiano no Brasil. Do dia 08 ao dia 15, o público poderá conferir a ousadia contemporânea na primeiríssima edição do Lumen Film Festival – Festival de Cinema Independente do Rio de Janeiro, dedicado aos filmes não-tradicionais. Já a Cinemateca do MAM no CCBB desafia os preceitos de duração com “longuíssimos”, obras imersivas que ultrapassam com sobras a marca padrão dos 120 minutos.
De 7 a 9 de novembro, o Festival Gastronomia Preta toma conta do CCBB e da Praça da Pira unindo feira gastronômica, Cozinha Show, com apresentações ao vivo de chefs nacionais e internacionais, rodas de conversa, shows imperdíveis, como Olodum, Arlindinho e Teresa Cristina, e o Prêmio Gastronomia Preta, que reconhecerá profissionais da área em diversas categorias. Já a Resenha Black Bom volta à área externa do CCBB para mais um aulão de charme no dia 21. O CCBB Educativo evidencia grandes figuras da história afro-brasileira com a atividade arte educativa Faces Negras Importam. O Clube de Leitura também participa ao receber, no dia 12, os vencedores do Prêmio Jabuti Nei Lopes e Luiz Antônio Simas, especialistas em cultura popular, e Gênesis, poeta organizadora do Slam das Minas RJ.
O Clube de Leitura também promove um encontro extra, no dia 26, para em homenagem aos 500 anos do legado linguístico de Luís de Camões. Os convidados serão a Vice-Presidente Cultural do Real Gabinete Português de Leitura Gilda Santos, o membro da Academia Brasileira de Letras Geraldo Carneiro e o autor e tradutor Caetano Galindo. Já a Orquestra Petrobras Sinfônica retorna ao CCBB com a série de música de câmara Notas Comentadas, e ainda tem a programação de novembro do Música no Museu!