Cinema Brasil-Cuba: Walter Lima Jr e Orlando Senna reencontram Lola Calviño e Mirtha Ibarra em evento no Rio

Masterclass, debates com sessões de acessiblidade na mostra Filmes Cubanos Restaurados até dia 03 de agosto, na Caixa Cultural do rio . Entrada Gratuita

CINEMA

7/28/20253 min read

Gregory Baltz (curador), Lola Calviño, Orlando Senna, Walter Lima Jr e Mirtha Ibarra. Fotos: Laura Tardin

Mostra “Filmes Cubanos Restaurados” – a CAIXA Cultural do Rio de Janeiro embarca em uma viagem no tempo, na qual filmes do cinema cubano, que passaram por uma restauração histórica, serão exibidos gratuitamente. Com patrocínio da CAIXA e do Governo Federal, sob curadoria de Silvia Oroz e Gregory Baltz, a mostra “Filmes Cubanos Restaurados” exibe ao público carioca uma seleção de obras icônicas do cinema cubano, agora com uma maior qualidade de imagem e som. Como convidadas especiais Mirtha Ibarra (atriz de cinema, teatro e televisão) e Lola Calviño (Ex-vice diretora da EICTV e Vice-diretora da Cinemateca de Cuba). A mostra vai até dia 03/08.

E para ampliar o conhecimento do público, a mostra conta com atividades paralelas que vão além da tela: duas grandes personalidades do cinema cubano: Lola Calviño e Mirtha Ibarra estarão presentes para bate-papos e debate ao lado de Silvia Oroz (curadora). A agenda segue com debate com Fábio Vellozo e Hernani Heffner (Cinemateca do MAM) e Mastercass com o professor Afrânio Mendes Catani sobre ‘O cinema de Tomás Gutierrez Alea’. A mostra também terá sessões de acessilidade.

Na estreia da Mostra Filmes Cubanos Restaurados na última terça-feira , com a exibição do clássico “Morango e Chocolate”, a emoção tomou conta de quem estava por lá. Encontros de amigos de longa data: as convidadas cubanas Mirtha Ibarra (atriz de cinema, teatro e televisão) e Lola Calviño (Ex-vice diretora da EICTV e Vice-diretora da Cinemateca de Cuba) foram recebidas pelos cineastas Walter Lima Jr, que já lecionou na Escuela Internacional de Cine y Televisión (EICTV), e Orlando Senna, que já foi diretor da instituição - profundos admiradores do cinema cubano.

Para Lola foi uma grande emoção. “Eu não esperava, de verdade, este interesse todo pelo cinema de Cuba. Porque hoje o mundo não está para isso, realmente. Então me deu tanta emoção saber que o que todos fizeram para colocar estes filmes em exibição, é muito importante. Eu me sinto muito, muito emocionada, de verdade. Faz pensar que tudo valeu a pena”, disse.

Walter Lima Jr, enxerga a importância de ver e rever filmes que têm história e ressalta a importância do cinema cubano ainda nos dias de hoje. “Eu acho que aqui se vê a totalidade dos filmes, é sempre um conjunto, é interessante você sentir a força de uma cinematografia que está sendo apresentada nesta mostra, de forma gratuita. Possibilita que quem não conhece, ou mesmo quem já conhece, aprofundar-se no cinema cubano que é muito rico e uma escola de excelência.

MESAS DE DEBATE

31 de julho (quinta-feira) – 18h – duração 1h30. Fábio Vellozo e Hernani Heffner conversam sobre preservação na América Latina.

MASTERCLASS: O cinema de Tomás Gutierrez Alea

02 de agosto às 14h30 – duração 2h

SESSÕES DE ACESSIBILIDADE

- 29 de julho às 16h; filme “A morte de um burocatra” (16 anos)

- 30 de julho às 15h20: filme “A úlitma ceia” (16 anos)

- 2 de agosto às 18h10: filme “De certa maneira” (16 anos)

Serviço:

Mostra “Filmes Cubanos Restaurados”

De 22 de julho a 03 de agosto de 2025

CAIXA Cultural Rio de Janeiro - Unidade Passeio

Rua do Passeio, 38 - Centro, Rio de Janeiro/RJ

Acesso para pessoas com deficiência

Entrada Gratuita

Horários da bilheteria: terça a sábado, das 13h às 19h | domingos e feriados, das 13h às 18h.

Retirada de ingressos a partir de 30 minutos antes de cada sessão e atividade programada

Classificação indicativa: 16 anos

Informações: (21) 3083-2595

site da CAIXA Cultural | @caixaculturalrj