Exposição “Eu, Ayrton Senna da Silva – 30 anos” celebra legado do ídolo em circuito imersivo e tecnológico

Mostra interativa está em cartaz em São Paulo

EXPOSIÇÕES

1/23/20253 min read

Fonte: YDreams Global

O legado do tricampeão mundial de Fórmula 1 Ayrton Senna está mais vivo que nunca para as novas gerações conhecerem a importância deste esportista para o Brasil. Com o aniversário de 30 anos da morte do piloto, várias imersões sobre a história de Senna foram lançadas. Em São Paulo, a exposição “Eu, Ayrton Senna da Silva - 30 Anos” promete emocionar os visitantes com um circuito interativo que explora a trajetória pessoal e profissional do piloto. A mostra interativa está instalada no Hub de Eventos do Shopping Lar Center e estará disponível até 16 de março, de terça a sábado, das 10h às 22h; e aos domingos, das 14h às 20h.

Idealizada como se o próprio Ayrton narrasse sua história, a Mostra traz depoimentos de familiares e amigos e inova ao apresentar um recurso inédito: uso de tecnologias de ponta, como modelagem 3D realista e geração de voz por inteligência artificial. Por meio de diversos cenários imersivos e recursos multissensoriais, os visitantes podem mergulhar nas memórias do piloto, desde a infância até os momentos épicos nas pistas, revisitando histórias e conhecendo hobbies, vitórias, anseios e sonhos do ídolo.

Com patrocínio do laboratório farmacêutico EMS, o vice- presidente da instituição Marcus Sanchez reforca que a exposição “Eu, Ayrton Senna da Silva - 30 Anos”, mantém viva a presença, não apenas por meio de memórias dos fãs de automobilismo, mas também na história do esporte no Brasil. "Como grandes apoiadores de projetos esportivos e culturais no país, estamos orgulhosos em contribuir com a realização dessa exposição que celebra não só a figura do atleta brilhante, mas também o ser humano inspirador que continua a emocionar gerações. A mostra é uma forma de manter vivo esse legado e proporcionar uma experiência única ao público", afirma Sanchez.

Exposição leva interação com ajuda da inteligência artificial

Composta por 10 estações temáticas, a mostra explora diversos aspectos pessoais e da carreira de Ayrton, que coleciona números incríveis. Foram 41 vitórias, 65 pole positions e três títulos mundiais ao longo da carreira. Ao percorrer a exposição, os visitantes terão a oportunidade de conhecer itens históricos, como o macacão utilizado por Senna em sua vitória no GP do Brasil de 1993, no Autódromo de Interlagos (SP), e o capacete do GP da Europa de Donington Park. Além disso, o público será transportado para o clima das mais eletrizantes corridas do piloto e vivenciará a notável habilidade de Senna com a mecânica. Também poderá explorar uma sala sonora que reproduz os pensamentos e reflexões de Ayrton.

Outras curiosidades são a escultura feita pela artista Lalalli Senna, sobrinha do piloto, como homenagem ao legado de Ayrton, além da presença de um pequeno pódio montado em frente ao painel horizontal com a imagem do piloto, onde os visitantes poderão fazer um registro fotográfico para eternizar o momento. Algumas das salas inspiradas na vida de Senna, incluem:

  • Esta é a minha história: Abertura com uma narrativa conduzida pelo próprio piloto.

  • Aqui sou Beco: Memórias de infância e juventude na Zona Norte de São Paulo.

  • Sala de kart: Um tributo ao início de sua paixão pela velocidade, com experiências interativas.

  • Inglaterra - momento de escolha: Retrata a trajetória de Ayrton na Inglaterra, incluindo sua ida para disputar a FF1600, o retorno ao Brasil e sua ascensão na FF2000, F3 e Fórmula 1.

  • Rei da chuva: Uma recriação cenográfica que homenageia suas conquistas em condições adversas.

  • Vencer é possível: Um ponto alto da exposição, inspirando os visitantes com as mensagens motivacionais de Ayrton.