Férias de Janeiro no CCBB-RJ têm muita cultura e diversão garantida
De Mauricio de Sousa à Contracultura no Cinema: CCBB-RJ oferece programação diversificada em artes cênicas, música e cinema.
EXPOSIÇÕESGRÃFINÍSSIMO
1/6/20263 min read


Foto: Divulgação
O início do ano de 2026 no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB-RJ) está imperdível. Janeiro é o mês das férias, verão intenso e muita cultura, destacando diversas estreias nas artes cênicas, mostras de cinema, projetos musicais e atividades educativas. A exposição "Viva Mauricio – Mauricio de Sousa, a experiência imersiva" conta com 25 ambientes interativos que estão sendo o grande sucesso de público neste início de ano. Os cenários de Chico Bento, Horácio e outros personagens icônicos da Turma da Mônica ganham vida, além da oportunidade de poder conferir materiais raros do acervo pessoal do criador do mais famoso autor infantil da atualidade. A exposição é totalmente acessível e inclusiva, com recursos como audiodescrição, Libras, sinalizadores táteis e espaços de descompressão. A mostra estará em cartaz até 13 de abril de 2026, seguindo depois para outras capitais.
Nos palcos, os destaques vão para a união dos grupos Clowns de Shakespeare e Magiluth no espetáculo Cão (15.01 a 15.03). A peça retrata de forma metalinguística e com humor as relações de trabalho da contemporaneidade a partir de uma situação caótica com nos bastidores de um evento. A colagem surrealista de Las Choronas (08.01 a 08.02), uma colaboração de importantes coletivos mineiros, que utiliza diversas linguagens cênicas do teatro contemporâneo, com inspiração em aspectos das obras de David Lynch e Samuel Beckett. Já o monólogo sobre identidade e memória Minha Vó Ri (08.01 a 09.02), é performado e escrito por Julia Bernat, que usa memórias das avós da atriz para tocar em temas como identidade e luta por direitos LGBTQIAPN+. A autoficção bem-humorada usa lembranças familiares para remontar cenas reais de envelhecimento e saúde mental. A aventura infantojuvenil baseada em Henfil, Chuva na Caatinga (17.01 a 01.02), na trama, a determinada Graúna, a ingênua Zeferina e a intelectualizada Orelana saem à procura de algo valioso para a humanidade: o sentimento da esperança.


Cão_Crédito: Rogério Alves
A tela grande celebra o cineasta Todd Haynes com uma retrospectiva que celebra a filmografia do cineasta norte-americano que se tornou referência do New Queer Cinema. O trabalho inclui desde desconstruções do sonho americano a retratos de ícones musicais, como Bob Dylan e David Bowie. (14.01 a 09.02). A Cinemateca do MAM será transferida para o CCBB (07.01 a 31.01), com o tema do mês sobre a contracultura. A seleção de clássicos que marcaram os anos 60 e 70, como Easy Rider e Magical Mistery Tour, retrata o Movimento Contracultural da época e seu impacto no cinema exibindo clássicos deste período.
Para quem busca música de qualidade, o projeto Música no Museu leva a música erudita para o CCBB-RJ e inicia a temporada 2026 com homenagem ao chorinho e clássicos (21.01 e 28.01). O Petrobras Casabloco traz o calor do carnaval reunindo diversos ritmos do carnaval brasileiro e oferece oficinas e aula-espetáculo de "Maracatu Baque-Solto (31.01).
Dias e horários no site do CCBB e na Sala do CCBB Educativo - 1° andar.
🕐 Novidade no horário :
Exposição Viva Mauricio fica aberta das 8h30 às 20h30 nas sextas e sábados de janeiro.
Programação completa, ingressos e mais informações em bb.com.br/cultura e nas redes sociais do CCBB RJ.