Festival de Cinema Francês do Brasil homenageia Pierre Richard e traz longas inéditos para a tela nacional

O evento, que ocorre de 27 de novembro a 10 de dezembro, apresenta uma seleção robusta com vencedores e destaques da Riviera Francesa, além de promover um encontro emocionante entre o público brasileiro e a lenda da comédia mundial: Pierre Richard.

CINEMAGRÃFINÍSSIMO

11/11/20253 min read

Fotos: Divulgação

A 16ª edição do Festival de Cinema Francês do Brasil (antigo Varilux) traz a lenda viva do cinema francês, o ator, diretor e roteirista Pierre Richard, com quase 70 anos de carreira e mais de 100 filmes no currículo como o grande homenageado da edição deste ano, que acontece de 27 de novembro a 10 de dezembro em cinemas de todo o país. Seis longas-metragens exibidos no Festival de Cannes em maio, sendo cinco deles inéditos em solo brasileiro estarão na programação em solo brasileiro.

Entre os destaques estão ‘13 Dias, 13 Noites’, inspirado em uma história real, o drama é um dos destaques desta edição. O Segredo da Chef (Partir un jour), de Amélie Bonnin, longa que abriu o evento na França, e Jovens Mães (Jeunes Mères), de Jean-Pierre e Luc Dardenne, que conquistou o prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Cannes. Sonho, Logo Existo, é escrito e estrelado por Pierre Richard pelo grande homenageado do festival no Brasil, o longa marca o retorno de Pierre Richard a frente da direção após um hiato de 30 anos. Richard desembarca em São Paulo e seguirá para o Rio de Janeiro em seguida para divulgação da sua agenda no Brasil.

O Homenageado e Sua Nova Obra

Conhecido por seu humor físico e timing cômico característico, Pierre Richard ganhou fama no início da década de 70, interpretando personagens desajeitados, atrapalhados, mas também sonhadores e carismáticos, sendo frequentemente associado a nomes como Harpo Marx e Charles Chaplin. Sua carreira de sucesso, que também o tornou famoso na Rússia, foi reconhecida com um prêmio César honorário em 2006.

O Festival ainda apresenta uma retrospectiva especial com cinco filmes que marcaram sua trajetória:

  • ‘Loiro, alto e de sapato preto’ (Le Grand Blond avec une Chaussure Noire), de Yves Robert.

  • ‘Um sopro entre os dentes’ (Um Nuage entre Les Dents), de Marco Pico.

  • ‘O Brinquedo’ (Le Jouet), de Francis Veber.

  • ‘A Cabra’ (La Chèvre), de Francis Veber.

  • ‘Os Fugitivos’ (Les Fugitifs), de Francis Veber.

Destaques de Cannes e Outros Inéditos

O Segredo da Chef’ (Partir un jour), de Amélie Bonnin, que abriu o evento. O filme acompanha a história de Cécile, uma chef em ascensão que precisa retornar à sua vila natal devido a uma emergência familiar. O ator Bastien Bouillon (vencedor do César de Melhor Revelação em 2023) integra a delegação artística do festival.

‘Jovens Mães’ (Jeunes Mères), dos irmãos Jean-Pierre e Luc Dardenne, vencedor do prêmio de Melhor Roteiro em Cannes. O filme da Vitrine Filmes aborda o cotidiano desafiador de cinco adolescentes e seus filhos pequenos em um abrigo.

A premiada atriz francesa Isabelle Huppert também estará no Brasil para divulgar seu novo filme, o inédito ‘A Mulher Mais Rica do Mundo’ (La Femme la plus Riche du Monde), de Thierry Kliffa. A produção é inspirada na história real da herdeira de uma das maiores empresas de cosméticos do mundo, em uma trama sobre ambição e segredos familiares.

O drama inédito ‘13 Dias, 13 Noites’ (13 jours, 13 nuits), dirigido por Martin Bourboulon, é ambientado em Cabul, no Afeganistão, em agosto de 2021, e inspirado em uma história real sobre a retirada das tropas americanas e a tomada da capital pelos Talibãs.

A programação conta ainda com ‘Eu, Que Te Amei’ (Moi qui t’aimais), parte da seleção Cannes Classics, que acompanha a atribulada história do icônico casal do cinema francês Yves Montand (Roschdy Zem) e Simone Signoret (Marina Foïs).