Mood férias: Caixa Cultural do Rio e São Paulo têm programação voltada às crianças.
O espetáculo “Floresta dos Mistérios e a exposição Criaturas Fantásticas - Uma vivência de arte com crianças movimentam a programação de férias no mês de julho.
LAZER
7/1/20254 min read


Foto: Silvia Machado
As férias escolares já começaram e a programação cultural para os pequenos está recheada de diversão e conhecimento. A Caixa Cultural do Rio e São Paulo capricharam nas atividades que ocorrem em todo mês de julho. Uma super dica cultural para os pais entreterem as crianças. No Rio de Janeiro, o espetáculo musical: “Floresta dos Mistérios” estará em cartaz de 4 a 13 de julho, no Teatro Nelson Rodrigues. Já em São Paulo, de hoje até o dia 27 de julho a exposição: Criaturas Fantásticas - Uma vivência de arte com crianças tem entrada gratuita para todas as idades.
ESPETÁCULO “FLORESTA DOS MISTÉRIOS”
Com uma montagem lúdica e inclusiva que une teatro, música ao vivo e folclore brasileiro em uma narrativa voltada ao público infantojuvenil e suas famílias, a aventura promove visibilidade e acessibilidade às pessoas com deficiência. A montagem propõe uma experiência artística inclusiva e sensível, voltada ao público infantojuvenil e suas famílias.
A peça narra a jornada de Bel, Rafa e Duda, três crianças que, ao adentrarem a misteriosa floresta guiadas por elementais mágicos, descobrem um plano para destruir o local: o prefeito de Micrópolis quer transformar a mata na maior fábrica de celulares do mundo.
Com a ajuda de seres encantados como o Saci Pererê, a Sereia Iara e o Boitatá, os protagonistas embarcam em uma missão para proteger a floresta e tudo o que ela representa.
Com texto e direção de Márcio Araújo, um dos criadores do programa Cocoricó, e 20 bonecos de diferentes tamanhos, o espetáculo valoriza a diversidade e a cultura popular brasileira, com uma abordagem não capacitista e representações da fauna nacional. A trilha sonora original é interpretada ao vivo por um elenco de manipuladores-cantores.
Todas as sessões são bilíngues e acessíveis, com tradução em libras e audiodescrição integradas à dramaturgia e às músicas.


Fotos: Maya
Exposição Criaturas Fantásticas - Uma vivência de arte com crianças
Com entrada gratuita, a mostra é um convite afetuoso para que todas as infâncias voltem a sonhar, oferecendo para os pequenos um ambiente repleto de dispositivos interativos, com recursos lúdicos, sensoriais e participativos.
Após passar por Curitiba, Paranaguá e Rio de Janeiro, a mostra interativa, que celebra a autenticidade e a criatividade das crianças, chega pela primeira vez ao público paulista e a programação inclui oficinas, palestra e propostas artísticas, com atividades de terça-feira a domingo, das 8h às 19h.
Numa mistura de brincadeira e arte, a exposição celebra a autenticidade e proporciona um ambiente cuidadosamente planejado para promover a interação com uma cenografia que reúne dispositivos lúdicos e sensoriais e convidam o público a mergulhar na criatividade e no universo das criaturas fantásticas.
O espaço conta ainda com um ateliê de experimentação criativa, com brincadeiras e atividades lúdicas que valorizam o aprendizado e a sensibilidade dos pequenos e das suas famílias. Afinal, brincar é coisa séria!
Para a artista visual Flavia Milbratz, idealizadora da mostra, brincadeira e arte se entrelaçam. “Aqui, o olhar, a escuta e até mesmo o toque são permitidos. Promovemos experiências sensíveis que privilegiam o afeto e o acolhimento, favorecendo o encontro entre o real e o imaginário. O brincar, nesse contexto, destaca-se como a principal linguagem da criança, pois é por meio dele que ela constrói suas compreensões e atribui significados ao mundo e a si mesma”, completa.


Oficinas em família:
A exposição Criaturas Fantásticas vai oferecer uma série de oficinas em família. Conduzidas com o público presente, sem necessidade de inscrição prévia, essas atividades criarão conexões entre os pequenos e os temas propostos, explorando diferentes técnicas, em atividades coletivas.
Estão previstas seis oficinas em família e duas visitas guiadas com acessibilidade. São elas:
12 de julho - Oficina em Família - Criando Criaturas Fantásticas com Audrey Hojda
13 de julho - Oficina em Família - Oficina para bebês com Marcela Chanan
16 de julho - Visita guiada - Exclusiva para público com TEA
19 de julho - Oficina em Família - Cores do Meu Afeto
20 de julho - Oficina em Família: Pintura Mural - Paisagens Internas
26 de julho - Visita guiada - Exclusiva para público surdo
27 de julho - Oficina em Família - Meu Poder Criativo Infinito
A programação da mostra também inclui o curso Oficinas em família, do curso Cocriando com as infância, ministrado por Flavia Milbratz, e do curso de Formação de atelierista que propõe uma imersão teórico-prática na cultura do ateliê. Os participantes aprenderão a selecionar materiais com intencionalidade, organizar contextos investigativos em linguagens sortidas, documentar processos criativos e compreender o papel do atelierista na educação contemporânea. As turmas acontecem nos dias 16, 17 e 18 de julho, das 10h às 17h.
No dia 5 de julho, a exposição ainda contará com o curso Cocriando as Infâncias, ministrado pela artista visual Flavia Milbratz, que propõe uma imersão criativa sobre como construir experiências com e para crianças, reconhecendo-as como parceiras culturais e autoras de sentido. Voltado a educadores, artistas e profissionais da cultura, o curso convida à escuta, ao brincar e à criação de projetos mais acessíveis, sensíveis e sustentáveis, inspirados na infância como estado de presença e liberdade.