MOVIRIO: Balé Folclórico da Bahia é a grande atração do Festival 2025
Com o tema “A energia da nossa dança é o futuro sustentável”, o Festival será um palco vivo durante 21 dias com programação diversificada e Mostra Competitiva com mais de 20 mil reais em prêmios.
GRÃFINÍSSIMO
8/5/20253 min read


Foto: Andrew Eccles
O Rio de Janeiro se prepara para viver, de 11 a 31 de agosto, a energia contagiante da dança com a realização do MOVIRIO Festival 2025, que nesta edição traz, como grande destaque, a apresentação do Balé Folclórico da Bahia, única companhia profissional de dança folclórica do Brasil e uma das mais respeitadas do mundo. O grupo sobe ao palco do tradicional Teatro João Caetano, nos dias 22 e 23 de agosto, com o espetáculo “O Balé Que Você Não Vê”, como parte de sua turnê nacional em comemoração aos 37 anos de história.
Com o tema “A energia da nossa dança é o futuro sustentável”, o MOVIRIO Festival transforma o Rio de Janeiro em um palco vivo durante 21 dias consecutivos. Teatros, ruas, escolas, museus e praças serão tomados por espetáculos, intervenções urbanas, feiras, oficinas e debates – com parte dos eventos gratuitos.
A Praça Tiradentes se tornará o coração do evento com a Feira MOVIRIO (29 a 31 de agosto), reunindo moda sustentável, gastronomia, economia criativa e cultura popular. Haverá ainda apresentações de dança e música ao ar livre, rodas de capoeira, desfiles e batalhas de dança.


foto: Célia Santos
Aclamado internacionalmente, o Balé Folclórico da Bahia (BFB) já se apresentou em mais de 30 países e 300 cidades. O espetáculo que será apresentado no MOVIRIO reflete a resistência e trajetória da companhia, fundada por Walson (Vavá) Botelho e dirigida artisticamente por José Carlos Arandiba (Zebrinha). Com coreografias vibrantes como “Bolero”, “Okan”, “2-3-8” e o clássico “Afixirê”, o grupo levará ao público uma experiência sensorial rica em ancestralidade, técnica e brasilidade. A turnê comemorativa passará ainda pelas cidades de Campinas (SP), São Paulo (SP), Franca (SP), Florianópolis (SC), Goiânia (GO), Porto Alegre (RS) e Novo Hamburgo (RS). Os ingressos custam R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia), e poderão ser adquiridos pelo site do festival www.moviriofestival.com.br.
No dia 17 de agosto, a Mostra de Dança Comentada, com entrada gratuita. Pensada para acolher projetos sociais que utilizam a dança como ferramenta de empoderamento, desenvolvimento cultural e educacional de crianças e jovens, tem como propósito estimular o intercâmbio entre iniciativas sociais, entidades da sociedade civil, coletivos artísticos e grupos culturais que realizam trabalhos direcionados à inclusão e ao desenvolvimento social de crianças, adolescentes e adultos através da linguagem da dança. O evento é caracterizado como um espaço de compartilhamento de vivências, análise crítica e valorização das diferentes realidades e práticas adotadas nos diversos contextos de atuação.
“Acredito que a dança vai muito além do palco e da estética. Aqui, ela é tratada como uma linguagem essencial — que alimenta, questiona, representa e transforma. Para nós, a dança é política, é cultura popular, é criação autoral, é identidade. É por isso que ocupamos não apenas os teatros, mas também praças, museus e escolas. O MOVIRIO é um movimento que amplia o espaço da dança na sociedade, valorizando sua diversidade e seu poder de construir pontes entre pessoas, territórios e ideias”, explica Carlos Fontinelle, curador e idealizador do festival.
Além das apresentações, o público poderá participar gratuitamente, no dia 23 de agosto, do Workshop de Dança Afro com Mestre Zebrinha, das 14h às 15h, também no Teatro João Caetano. Serão disponibilizadas 30 vagas, com inscrições pelo site do festival.