Ode a Imortalidade: Orquestra Bachiana Brasileira celebra a obra de Bach
Concerto no BNDES homenageia 275 anos de vida póstuma do Mestre Barroco, em apresentação única e gratuita, com participação das solistas Gabriela Queiroz e Priscila Rato e regência do maestro Ricardo Rocha.
GRÃFINÍSSIMOESPETÁCULOS
9/4/20251 min read


Fotos: Daniel Ebendinger
A Série Sextas Instrumentais do BNDES está com uma programação especial, sob a regência do maestro Ricardo Rocha, a Orquestra Bachiana Brasileira fará apresentação única em homenagem aos 275 anos de vida póstuma da morte de Johann Sebastian Bach.
O concerto sinfônico acontece no dia 12 de setembro, às 19h, e contará com notório repertório de música para cordas do célebre compositor. As talentosas solistas Gabriela Queiroz e Priscila Rato, nos violinos, compõe à orquestra que entoará melodias eruditas que transcendem gerações da vida e a obra do mestre barroco. Os ingressos serão gratuitos e estarão disponíveis a partir do dia 5 de setembro no site: https://www.bndes.gov.br/espacobndes
No repertório os amantes da música clássica poderão apreciar o Concerto Duplo de Bach, uma das obras mais célebres do período barroco. Escrita para dois violinos solistas, orquestra e baixo contínuo, a peça se destaca pelo diálogo musical. Na sequência, o compositor norueguês Edvard Grieg terá suas músicas interpretadas pela exímia Orquestra Bachiana Brasileira, que originalmente foi composta para piano em 1884 e no ano seguinte ganhou sua versão para cordas. Para fechar a noite, a Suíte em si menor BWV 1067 terá a interpretação do flautista Alexis Angulo, esta é a única das quatro suítes orquestrais de Bach a ter uma flauta solista como protagonista.
“Este evento representa um gesto não de memorial à sua ausência, mas de uma singela celebração de sua presença entre nós, de brinde à sua vida póstuma’ – ressalta o maestro Ricardo Rocha.