Ópera do Meio-Dia e exposição em parceria com o Consulado do Uruguai movimentam a cena Cultural no Municipal do Rio

A Italiana em Argel, de Gioachino Rossini segue até 15/07, enquanto a Mostra promove o intercâmbio artístico e cultural entre Brasil e Uruguai.

GRÃFINÍSSIMO

7/1/20252 min read

foto: Filipe Aguiar

Imagina assistir a grandes Óperas no intervalo do almoço? No Theatro Municipal do Rio isso é possível. A mais importante Casa Cultural do país segue apresentando a Ópera do Meio-Dia, que até o dia 15/07, apresenta a segunda comédia da atração: A Italiana em Argel, de Gioachino Rossini. Quem for prestigiar a atração diurna também poderá conferir a exposição "Entre o Rio dos Pássaros Pintados e o Rio de Janeiro: Diálogos artísticos uruguaios e fluminenses no Theatro Municipal", uma parceria com o Consulado do Uruguai no Rio de Janeiro, que estará disponível até 24 de agosto.

A Italiana em Argel, de Gioachino Rossini

A Italiana em Argel não sobe aos palcos do Theatro desde 1973 e foi um dos primeiros grandes sucessos de Rossini no Brasil do século XIX. Como o próprio Rossini dizia, essa Ópera foi escrita 'apressadamente, mas não às pressas'. O libreto brinca com o fascínio europeu do século XIX por tudo que era considerado 'exótico' — neste caso, o Oriente Médio e o Norte da África.

“O bei de Argel, Mustafà, é uma caricatura de um déspota turco, arrogante e ingênuo, enquanto Isabella, a italiana, subverte completamente os papéis de poder ao usar charme e inteligência para reverter o jogo a seu favor e libertar o amado dela", revela Cyrano Sales, maestro titular do Coro do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

As apresentações acontecerão sempre na escadaria interna do Theatro, com ingressos distribuídos no dia, gratuitamente, uma hora antes do espetáculo. Além de acontecer na próxima terça-feira, 14 de Julho (aniversário do Theatro) e 15 de Julho, sempre ao Meio-Dia. E no fim de Julho, tem mais: a estreia de Turandot. O Projeto Ópera do Meio-Dia do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, lançado no mês passado depois de mais de 20 anos parado segue com programação intensa até dezembro trazendo ao público carioca outros títulos importantes da ópera em versão pocket como João e Maria, La Bohème e para encerrar 2025, um concerto de Natal.


Mercedes Davison - Entre el verde y el rosa

"Entre o Rio dos Pássaros Pintados e o Rio de Janeiro: Diálogos artísticos uruguaios e fluminenses no Theatro Municipal"

A exposição que será inaugurada amanhã, 02/07 é uma parceria com o consulado do Uruguai e ocupará os espaços do Foyer, Balcão Superior e Galeria, integrando o projeto Más que Arte, uma iniciativa sem fins lucrativos que promove o intercâmbio artístico e cultural entre Brasil e Uruguai.

A mostra propõe um diálogo poético e visual entre os países, conectando paisagens, memórias e expressões artísticas. Quem quiser prestigiar a exposição, precisa assistir aos espetáculos no Theatro ou participar da visita guiada. O público poderá conferir a mostra até o dia 24 de agosto.