Temporada França-Brasil 2025: Centro de Música Barroca de Versalhes leva ao CCBB Rio de Janeiro a Semana de Música Barroca Francesa
Uma semana de imersão cultural gratuita com masterclasses e concerto de encerramento com a Orquestra Barroca da UNIRIO, fundada e dirigida pela flautista Laura Rónai e participação de Mira Glodeanu no violino e João Rival no cravo
ESPETÁCULOS
9/30/20253 min read


Yasmini Vargas e a Orquestra Barroca da UNIRIO
O Centro de Música Barroca de Versalhes (CMBV) promove, de 6 a 11 de outubro de 2025, no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB RJ), uma semana gratuita de imersão cultural, dedicada ao estudo e à prática do repertório francês. A programação inclui masterclasses, conduzidos por nomes de destaque como Benoît Dratwicki (diretor do CMBV e coach vocal), Mira Glodeanu (violino) e João Rival (cravo) e um concerto de encerramento. A iniciativa, realizada com a participação dos músicos da Orquestra Barroca da Universidade Federal do estado do Rio de Janeiro, tem foco na formação prática, na pesquisa histórica e no intercâmbio cultural. No sábado, 11 de outubro, a programação será encerrada com um concerto especial que reúne Mira Glodeanu, no violino e na direção musical, João Rival, ao cravo, a Orquestra Barroca da UNIRIO, sob a direção artística de Laura Rónai e Benoît Dratwicki, representante do Centro de Música Barroca de Versalhes e especialista em estilística musical.
O repertório será inteiramente dedicado à música francesa, com duas partes distintas: a primeira, voltada para a música de câmara, traz como destaque uma cantata interpretada pela soprano Yasmini Vargas; a segunda, dedicada à música orquestral, apresenta trechos de óperas e tragédies lyriques. Entre os compositores do programa estão Joseph Bodin de Boismortier, com as Sonatas Op. 34, nº 5 e nº 6; Nicolas Clérambault, com O Sol Conquista as Nuvens; e as suítes instrumentais extraídas das óperas As Índias Galantes, de Jean-Philippe Rameau; Armida, de Jean Baptiste Lully e Jefté, de Michel Pignolet de Montéclair.
Fotos: Divulgação
A Semana de Música Barroca da UNIRIO, em parceria com o Centro de Música Barroca de Versalhes e o Consulado Geral da França no Rio de Janeiro, é um projeto artístico-pedagógico que celebra mais de uma década de intercâmbio e cooperação internacional. Em sua sétima edição, a iniciativa reafirma seu compromisso com a formação de jovens músicos e a difusão do repertório barroco francês no Brasil.
Realizada no Rio de Janeiro desde 2015, a Semana tem se consolidado como um espaço singular para o estudo e interpretação da música barroca, com foco especial na tradição francesa do século XVIII. O projeto proporciona uma intensa vivência musical, unindo músicos de diversas regiões do Brasil e solistas convidados da França.
Entre 2016 e 2021, o CMBV firmou uma forte parceria com diversos atores culturais do Rio de Janeiro, criando a Semana da Música Barroca Francesa, voltada para um público diversificado: estudantes, amadores e profissionais. Como parte da Temporada França-Brasil 2025, liderada pelo Instituto Francês, o CMBV está revivendo este evento unificador e emblemático.
A Semana de Música Barroca Francesa é uma coprodução do Centro de Música Barroca de Versalhes da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). Em parceria com a Orquestra Barroca da UNIRIO (OBU), a iniciativa integra a Temporada França-Brasil 2025.


7ª. Semana de Música Barroca Francesa
11 de outubro, sábado, às 17h
Concerto de encerramento da Semana de Música Barroca Francesa:
Orquestra Barroca da UNIRIO, com direção da flautista Laura Rónai, reunindo músicos de todo o Brasil, apresentando uma série de obras francesas. Com participação especial de Mira Glodeanu, no violino e na direção musical, João Rival, ao cravo e de Benoît Dratwicki, representante do Centro de Música Barroca de Versalhes e especialista em estilística musical
Entrada Gratuita - Ingressos disponíveis 1h antes na bilheteria e no site bb.com.br/cultura.
Pede-se a doação de um quilo de alimentos não perecíveis, que serão destinados a instituições de caridade
De 6 a 10 de outubro
Masterclasses
● Benoît Dratwicki, voz
segunda-feira, 6 de outubro – de 10h30m às 12h30m
#interna
● João Rival, cravo
Quarta-feira, 8 de outubro – de 10h30m às 12h30m
● Mira Glodeanu, violino
Quinta-feira, 9 de outubro – de 10h30m às 12h30m
● Ensaio
Sexta-feira, 10 de outubro – de 10h30m às 13h30m e de 15h às 18h Participantes: Integrantes da Orquestra Barroca da UNIRIO
Masterclasses abertas ao público, gratuitas mediante reserva e sujeitas à disponibilidade.