Theatro Municipal de São Paulo anuncia programação Lírica para Setembro

Municipal de São Paulo destaca o concerto com as obras de Ludwig van Beethoven e a turnê internacional do Balé da Cidade, representando o ano do Brasil na França.

GRÃFINÍSSIMO

8/21/20252 min read

Foto: Larissa Paz

A programação do mês de setembro no Theatro Municipal de São Paulo traz uma série de apresentações compondo a agenda cultural. O Quarteto de Cordas da Cidade abre as apresentações, no dia 04, na Sala do Conservatório. No dia 12 é a vez da Camerata da Orquestra Experimental de Repertório, que levará ao público as composições de Ludwig Van Beethoven. O Balé da Cidade de São Paulo em comemoração ao ano do Brasil na França iniciará a partir do dia 18 uma série de apresentações em solo francês.

Formado por Betina Stegmann e Nelson Rios, violinos, Marcelo Jaffé, viola e Rafael Cesario, violoncelo, o Quarteto de Cordas apresenta Texturas Brasileiras, O repertório terá o Quarteto Texturas, de Ronaldo Miranda, e Quarteto Brazuca, de Arthur Barbosa. No dia 18, quinta-feira, às 20h, na Sala do Conservatório. Com Betina Stegmann e Nelson Rios, violinos, Marcelo Jaffé, viola e Rafael Cesario, violoncelo. O repertório terá Quinteto em Dó Maior, op. 163, de Franz Schubert. Os ingressos custam R$35, a classificação é livre e a duração de 60 minutos, sem intervalo.

Beethoven e Ano do Brasil na França

Aos amantes do período romântico poderão apreciar as Aberturas da única ópera escrita por Beethoven, Fidelio, que será apresentada pela Camerata da Orquestra Experimental de Repertório. As três primeiras, conhecidas como Aberturas Leonora (No. 1, 2 e 3), foram escritas para as diferentes versões da ópera antes de Beethoven decidir pela versão final. A Abertura Leonora No. 3 é a mais famosa e é frequentemente tocada em concertos como uma peça separada. Os ingressos custam R$35, a classificação é livre e duração de 50 minutos, sem intervalo.

Você sabia que 2025 é o ano do Brasil na França e também o ano da França no Brasil? Esse evento diplomático é mais uma marca da parceria histórica entre os dois países e acontece após 20 anos da primeira edição. Seu objetivo é estreitar a relação entre os dois países. O Balé da Cidade de São Paulo se apresentará na terra do ballet, a partir do dia 18, no Teatro Olympia, em Arcachon, com os dois espetáculos de Rafaela Sahyoun, Fôlego e BOCA ABISSAL. Em seguida, de 23 a 27 de setembro, a turnê passará pelo Théâtre de la Ville, em Paris. Nos dias 2 e 3 de outubro, apresentações na La Comédie de Clermont Ferrand, em Clermont Ferrand. Já nos dias 8 de outubro e 9 de outubro, o Balé apresenta as obras de Sahyoun no Château Rouge, em Annemasse. Encerrando a turnê, Lyon recebe os espetáculos entre os dias 15 e 19 de outubro, na Maison de la danse, sendo está apresentação formada por Fôlego e por Réquiem SP, do coreógrafo e diretor da companhia Alejandro Ahmed.