Theatro Municipal do Rio abre temporada lírica com homenagens a Chiquinha Gonzaga e Johann Strauss II

Concerto de Abertura terá Série Celebrações - Uma Noite Vienense e a Série Música no Assyrio retorna com Um Encontro com Chiquinha Gonzaga.

ESPETÁCULOS

3/10/20253 min read

Foto: Divulgação

A programação lírica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro retorna em 2025 com uma seleção digna do Oscar. O concerto de abertura da temporada fará uma homenagem aos 200 anos do nascimento de Johann Strauss II com a “Série Celebrações” - Uma Noite Vienense, com duas apresentações e estreia no dia 13/03. Neste mês de março, ainda em comemoração ao “Mês da Mulher”, a “Série Música no Assyrio” contará com uma homenagem a mais importante musicista brasileira: Chiquinha Gonzaga, no tradicional encontro cultural nas manhãs de domingo no Theatro com curadoria da violinista da OSTM Suray Soren, no dia 16/03, às 11h.


Johann Strauss - Uma Noite Vienense.

Com intuito de levar o público a viver uma noite Clássica ao melhor estilo da Música Vienense, considerada capital da música clássica no século XVIII, a homenagem ao “Rei da Valsa”, que nasceu em 1825, contará com a Orquestra Sinfônica do Municipal, além da solista Michele Menezes (soprano), sob regência do maestro titular da OSTM, Felipe Prazeres. Antes do início do espetáculo, na escadaria interna do Municipal, o grupo “Os Pequenos Mozart e Amadeus", vestidos a caráter, vão receber o público.

“Estamos muito honrados em abrir a temporada de 2025 com Uma Noite Vienense, em homenagem a Johann Strauss II. Este ano seguimos contando com o patrocínio oficial da Petrobras, que garante títulos importantes à Casa, trazendo nossa Orquestra Sinfônica para uma apresentação especial ao público tão fiel. Estamos animados para mais uma temporada no Municipal!”, destaca Clara Paulino, presidente da Fundação Teatro Municipal.

Com o Patrocínio Oficial Petrobras, a merecida homenagem ao austríaco, Johann Strauss II, irá proporcionar uma viagem ao tempo com música leve, particularmente música de dança e operetas compostas pelo marcante compositor. Ele foi o grande responsável pela popularidade da valsa em Viena durante o século XIX. Canções como a opereta O Morcego, Valsa Vida de Artista, Valsa do Imperador, Polca Ancestral, Vozes da Primavera e O Danúbio Azul farão parte do concerto.

O Concerto 2 ou Concerto Didático, que acontecerá nos dias 28 e 29 de março trará uma série de músicas dos principais compositores de todos os tempos: Antonio Vivaldi, Johann Sebastian Bach, Wolfgang Amadeus Mozart, Heitor Villa-Lobos entre outros, com regência do célebre maestro Felipe Prazeres, à frente da OSTM, que contará a história da evolução das orquestras com uma linguagem bem acessível ao público.

“Poucos compositores conseguiram captar a essência da dança com tanta veracidade como Johann Strauss II. O Theatro Municipal do Rio de Janeiro terá a oportunidade de celebrar seus 200 anos de nascimento vivenciando toda a elegância e vivacidade de sua música na abertura da temporada de 2025.”, ressalta Felipe Prazeres, maestro titular da OSTM.

foto: Arthur Moura

Música no Assyrio tem “Um Encontro com Chiquinha Gonzaga”

Dominadora, pelo seus encantos, principalmente os artísticos, Francisca Edwiges Neves Gonzaga, nascida no Rio em 1847, a Chiquinha Gonzaga foi um espelho da música popular que se fazia, musicalidade de todo o povo que se condensa explosivamente nos fabulosos carnavais da época. Mas sob um ponto de vista da personalidade humana, ela foi a precursora decisiva das conquistas femininas que hoje iguala a mulher ao homem, em termos de superá-los.

Assim, no “Mês das Mulheres”, a Série Música no Assyrio irá homenagear a famigerada compositora brasileira Chiquinha Gonzaga. No repertório canções famosas que ainda hoje são cantaroladas pela população brasileira como; Abre-Alas, Anita, Machuca, Corte na Roça, Mulatinha, Meditação, A Feijoada Brasileira, Não insista Rapariga, Lua Branca, Corta Jaca, Água da Fonte do Vintém, Tango Brasileiro para Piano, Beijo, Atraente, Flor Amorosa e Valsa do Amor serão reproduzidas ao melhor estilo “Belle Époque”.

Criada há quatro anos, pela violinista da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Suray Soren, inicia 2025 com uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher e aos 90 anos de falecimento da compositora, pianista e maestrina carioca. O espetáculo é formado por Georgia Szpilman (soprano do TMRJ); Maria Luisa Lundberg (piano) e Moisés Santos (1º clarinete OSTM). Szpilman e Lundberg fazem uma retrospectiva política e social da época, em um bate-papo com a plateia, revivendo as ousadias e vitórias da renomada musicista brasileira.

As apresentações da Série acontecem de quinze em quinze dias, nos domingos, às 11h, sempre a preços populares: R$40 (inteira) e R$20 (meia-entrada). Um Encontro com Chiquinha Gonzaga será no dia 16 de março, às 11h. Os ingressos estarão disponíveis a partir do dia 6 de março através do site www.theatromunicipal.rj.gov.br ou na bilheteria do Theatro.