Um astro organista Latino Americano
Membro do Grammy Latino e da Academia Americana de Música, o argentino Gabriel Lococo, compôs canção premiada para a bucólica Armação dos Búzios.
ENTREVISTAS
1/21/20254 min read


O pianista Gabriel Lococo é argentino de nascimento, mas tem na música o passaporte universal para tocar a alma das pessoas com suas melodias que transmitem amor, paz e espiritualidade. Com formação clássica pelo Instituto Musical Pueyrredon, em Buenos Aires, o menino que iniciou os estudos musicais outrora com sete anos de idade, já tinha a preleção artística desde a infância, inspirado pelo pai cantor de ópera e maestro. Na conjuntura hodierna, Gabriel é membro do Grammy Latino e da Academia Americana de Música. Na discografia dele já somam cinco álbuns, o último e aclamado; “Blessing - Love Collection” tem participação de Venezuela Strings Recording Ensemble.
“Acredito que a música já fazia parte de mim desde sempre. Nasci em um lar muito musical, onde meu pai, que era cantor de ópera e maestro de canto, me transmitiu uma profunda admiração pela arte. Ele e minha família me levavam ao teatro desde pequeno, e isso abriu meus olhos para a beleza da música e da performance. Quando tinha apenas três anos, adorava brincar com um piano de brinquedo na casa da minha tia, e meu primeiro presente musical foi uma guitarra de brinquedo, seguido de um piano elétrico. Sou imensamente grato a cada pessoa que me guiou nesse caminho e à música, que sempre foi uma fonte de inspiração e propósito para mim” - relembrou o renomado pianista.
Com uma agenda de apresentações e compromissos musicais internacionais, uma vez que, atualmente vive entre a Argentina e Miami (EUA), Gabriel sempre que pode vem ao Brasil, onde pode contribuir várias vezes com seu talento em composições feitas especialmente para a pátria “hermana”. Das parcerias brasileiras a de maior destaque tem como título: “Terra de Pescadores”, uma canção original que Gabriel compunha para a cidade fluminense de Armação dos Búzios.
A música com uma trilha cheia de energia e ancestralidade mescla vários instrumentos com base no piano e participação de um canto de capoeira. Desta lindíssima obra a cidade buziana angariou o prêmio Euroal 2012; “Melhor Destino Sol e Praia do Mundo”, na cidade de Torremolinos, na Espanha. Gabriel também relembra com carinho a parceria com o compositor e produtor brasileiro Daniel Figueiredo, no qual, produziram e gravaram o álbum Gabriel Lococo Plays Daniel Figueiredo, onde Gabriel interpreta ao piano as músicas das novelas bíblicas da Rede Record de Televisão.
“ Minha relação com o Brasil está enraizada profundamente em mim, pois minha avó materna era brasileira, nascida em São Paulo. Desde pequeno, sentia uma conexão especial com o país, mesmo antes de conhecê-lo pessoalmente. Em 2011, realizei o sonho de visitar o Brasil e, desde então, comecei a construir uma relação muito próxima com o país, trabalhando com profissionais que se tornaram grandes amigos em lugares como Búzios, Rio de Janeiro e Cabo Frio, em produções audiovisuais e projetos de promoção turística e cultural. Mais tarde, tive a honra de conhecer o grande compositor e produtor Daniel Figueiredo,através de uma amiga em comum, Rosario Boyer, uma cineasta argentina que vive no Rio de Janeiro há mais de 30 anos. A parceria com Daniel foi uma grande inspiração para mim, juntos colaboramos em vários projetos, incluindo filmes e programas de TV” - avaliou o compositor, declarando sua paixão pela Princesinha do Rio. “Além do trabalho, o Brasil é também meu lugar de felicidade. Caminhar pelo calçadão de Copacabana me inspira profundamente; é um lugar que amo e onde sinto uma alegria única. Cada visita ao Brasil fortalece meu vínculo com o país, e estou sempre buscando novas oportunidades para retornar e colaborar com amigos e colegas brasileiros” - revelou saudoso.
Expressividade musical nas composições
Para Gabriel Lococo a musica transcende as palavras, sendo uma forma de expressão mais profunda para compartilhar a essência e talento dele com o mundo. Da paixão pelo piano, nasceu a inspiração para a composição. Com uma trajetória musical que somam 40 anos, Gabriel realizou inúmeras apresentações de concertos de musica clássica em renomados Teatros da Argentina: Como Salon Dorado do Teatro Colon, Teatro Gral e o San Martin. Essas experiencias empíricas aliadas a uma rotina de anos de estudo traçaram o caminho de compositor deste virtuoso pianista e abriram portas para compor suas próprias canções. "meu processo de criação varia dependendo do projeto. Quando se trata de um trabalho de comissão, como criar uma musica especial para uma cena de filme ou gravar um piano para para um tema cantado por um artista, preciso estruturar o trabalho de acordo com as diretrizes estabelecidas. Por outro lado, quando componho para um álbum próprio, tenho muita liberdade. nesse caso me sento ao piano e deixo que a inspiração flua" - revelou.
O célebre pianista deu mais um passo na formação musical dele e vislumbrou compor para o cinema, a sacada levou Gabriel a alçar grandes voos, ele cursou música publicitária com o produtor Jorge López Ruiz, em Buenos Aires. Posteriormente especializou-se em Cinematic Composing, Orquestração de Música para Cinema, com o compositor de Los Angeles, EUA, Marc Jovani. Com uma coletânea de aproximadamente 10 prêmios internacionais, que inclui o II Festival de Cinema Brasil internacional, em 2014 e a Medalla de Oro y Premio Asociación, do Instituto Musical Pueyrredón, de 1994.” Entre meus principais trabalhos estão o álbum Gabriel Lococo Plays e Daniel Figueiredo, onde interpreto trilhas de novelas bíblicas da Record TV. “Blessing”con Venezuela String Recording Ensemble e o álbum Temas Unidos, um projeto de paz em colaboração com o compositor britânico Mark Slater. Também fui premiado por trabalhos como “24200 Cruce Sanmartiniano”, que venceu o prêmio de Melhor Trilha Sonora no Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro” - relatou o premiado pianista.
Das composições próprias que deram origem aos álbuns do pianista Gabriel Lococo uma canção em especial tem a preferência do artista que é a faixa “Love Whisper” em tradução livre seria algo como “um sussurro de amor”. Gabriel tem na carreira musical a consagração de uma vida inteira dedicada à música e o reconhecimento internacional deste feito com muitas possibilidades futuras, ainda no auge dos 47 anos. No currículo, estão os Prêmios Arpa, no México e o Global Music Award, na Califórnia. Com certeza a consagração de alguém que tem a música como destino e forte legado para a América Latina. Gracias Gabriel.