“Ziraldo – O Mineiro Maluquinho” entra nas últimas semanas no SESC Tijuca

Com texto original de Fernando Caruso, o Grupo Tápias festeja a obra do renomado cartunista

ESPETÁCULOS

2/7/20252 min read

Foto: Gabriela Flores

A peça infantojuvenil ‘Ziraldo, o Mineiro Maluquinho’, em cartaz no SESC Tijuca, segue para as últimas apresentações: 08 e 09/ 15 e 16 de fevereiro, sempre às 16h. Essa é a chance de levar os pequenos para se aventurar pela obra de um dos autores e cartunistas mais festejados do Brasil e de referência nacional. No palco, de maneira interativa e educativa, os atores e bailarinos contam a história de Ziraldo, entrando no mundo da literatura e da imaginação sem limites. Juntos, exploram temas como amizade, criatividade e a importância da leitura. Com texto original de Fernando Caruso, coreografias, direção artística e geral de Giselle Tápias e Flávia Tápias.

Além de abordar parte da vida do cartunista, a apresentação trata das mais marcantes obras em ordem cronológica, trazendo elementos para encantar as crianças com música, dança, projeções e entreter os adultos (ou as “antigas crianças”), que também foram os primeiros leitores desse mineiro maluquinho. Turma do Pererê, Menino Maluquinho, Bichinho da Maçã e muito mais, todos juntos, em uma montagem para fazer todo mundo sair dançando e cantando, direto para a livraria. Ao longo da narrativa, o elenco apresenta ao público as várias faces do artista – criança, cartunista, advogado, apresentador de TV, poeta, publicitário, jornalista e escritor, entre outros.

"Escrever sobre o Ziraldo é um verdadeiro parque de diversões. Todas as suas obras são únicas e fascinantes, sendo capazes de gerar uma peça inteira sozinha. Escolher entre elas é um privilégio sem igual. Espero que todos saiam querendo revisitar os seus trabalhos e correr atrás dos que ainda não conhecem. A maioria dos livros do Ziraldo incentiva a leitura. Nosso espetáculo incentiva Ziraldo”, relata Caruso, autor do espetáculo.

Com produção e execução do Espaço Tápias, a peça é uma forma divertida de relembrar e celebrar um dos maiores expoentes criativos do nosso país e ao mesmo tempo incentivar o tão importante hábito de leitura nos pequenos. Esta é uma parceria entre o Dança em Trânsito, Espaço Tápias, Instituto Ziraldo e Ziraldo Arte e Produções.